O que é Endodontia?

A Endodontia é a especialidade da Odontologia que envolve o tratamento da estrutura interna do dente. Tratando o dente internamente previne contra problemas de cáries, e também, na raiz do dente.

EndodontiaCertamente, esse segmento é bastante procurado, visto que trata dos canais que são onde as raízes do dente se encontram. Mesmo que todos os dentistas tenham o conhecimento da área do canal, para citar um exemplo, o endodontista tem técnicas mais abrangentes para tal caso por isso a importância, já que o tratamento pode ser abordado de maneiras diferentes pelo profissional da Endodontia. Na Clínica Fazzio, essa especialidade se faz presente para auxiliar de uma forma mais segura e precisa o diagnóstico.

Por que consultar um endodontista?

Consultar um endodontista ou até mesmo um dentista em geral se faz importante para manter a saúde bucal do paciente. No caso da Endodontia, é importante consultar-se por conta de que com o tratamento interno do dente e prevenções contra as cáries e patologias na raiz, é possível evitar uma extração para o implante de próteses. O endodontista consegue cuidar da saúde interna do dente e evitar que problemas que gerem o apodrecimento do mesmo seja evitada.

Em caso do paciente dispensar o tratamento com o endodontista, além do incômodo com dores, sintomas como inchaço, febre e infecção podem ocorrer. Tais problemas pode gerar a deterioração da  estrutura dentária, onde será necessária uma extração e trazendo maiores gastos ao paciente e uma maior periodicidade em visitas ao dentista.

Precisa de um endodontista? Que tal entrar em contato conosco?

Problemas Tratados pela Endodontia

Embora já citado, o tratamento de canal é o mais comum abordado pela Endodontia. O tratamento de canal ocorre quando a polpa do dente adoece e não consegue se recuperar sozinha. Com a não recuperação, a polpa pode necrosar devido a uma cárie ou até mesmo uma fratura.

EndodontiaCaso o problema não for tratado e encarado com um simples incômodo, uma infecção acontece, desenvolvendo pus dentro do osso mandibular ou na própria raiz do dente. O tratamento de canal ocorre para restaurar e sanar o problema do abcesso causado pela infecção na raiz do dente.

São necessárias, no mínimo, três sessões com o endodontista são necessárias para a recuperação. Contudo, visitas periódicas se fazem necessárias para manter a recuperação saudável e conter a infecção para que não se espalhe para os outros dentes.

Muitos pacientes assemelham o tratamento de canal com a dor. Todavia, durante o processo com o endodontista o incômodo não é notado. Contudo, durante a recuperação o paciente pode vir a sentir dores que são aliviadas com remédios que auxiliam na recuperação.

EndodontiaEm alguns casos, o tratamento pode ser repetido, já que com a vedação do nervo infeccionado bactérias podem contaminar o espaço vedado e trazer novas complicações. Para que tal sintoma não ocorra, o paciente deve sempre manter a boca limpa e se consultar regularmente com o dentista ou endodontista.

No entanto, na Clínica Fazzio complicações da vedação do nervo podem ser evitadas. Os profissionais endodontistas utilizam da microscopia operatória para dar uma maior precisão com os instrumentos que chegam em lugares que uma cirurgia convencional não chega aperfeiçoando o trabalho do endodontista.

Após o Tratamento

Depois de realizado, o paciente deve seguir com os cuidados de higiene bucal para que problemas na polpa do dente não retornem. Escovar três vezes ao dia e utilizar fio dental previnem contra cáries e, consequentemente, contra infecções que as bactérias podem vir a causar.