Cirurgias Bucomaxilofaciais

O que São Cirurgias Bucomaxilofaciais?

As cirurgias bucomaxilofaciais abrangem extrações dentárias, enxertos ósseos, implantes, cirurgias maiores ou menores. Dependendo do grau de complexidade as cirurgias podem ser realizadas em ambiente hospitalar ou no próprio consultório. Para maior conforto, os procedimentos realizados em consultório podem ser realizados sob sedação por óxido nitroso.

 

Em pacientes que possuem problemas na ATM, no músculo mandibular com o crescimento fora do lugar dentre outros problemas que são tratados pela Clínica Fazzio estão:

 

  • Apinhamento: O problema acontece quando existem dentes demais na boca do paciente. As situações mais recorrentes acontecem quando a arcada dentária é muito pequena para comportar os dentes fazendo com que um ‘empurre’ o outro, deixando-os desalinhados.
  • Mordida cruzada: Acontece quando a parte superior da arcada dentária não fica à frente a parte de baixo da dentição durante a mordida.
  • Mordida cruzada anterior: A arcada dentária inferior (parte de baixo dos dentes) fica mais à frente do que a parte superior ou quando a parte superior dos dentes fica muito recuada.
  • Cirurgia para remover tumores bucais: Que pode se desenvolver por fumo, bebidas alcoólicas gerando tumores que podem se espalhar pela boca, lábios e gargantas.
  • Fraturas faciais: Causando dores, inchaço e deformação da face, sendo exigida a cirurgia para a reconstrução dos ossos faciais.

 

Sequelas de outras doenças também estão relacionadas à intervenção de cirurgias bucomaxilofaciais para a reconstrução óssea e auxiliando na retomada de vida do paciente que foi afetado pela doença.

Precisa dessa cirurgia? Entre em contato conosco.

Diagnóstico das Cirurgias Bucomaxilofaciais

Para saber sobre qualquer diagnóstico, deve-se consultar um dentista que possa avaliar com uma radiografia facial e determinar o problema, além disso, a avalição do profissional vai informar se é necessária a intervenção cirúrgica. Em alguns casos, o tratamento com a toxina botulínica acaba sendo adotado para que o paciente não precise passar por uma cirurgia.

 

Cirurgias BucomaxilofaciaisEm caso de tumores na boca, o paciente realizará também exames de imagem para diagnosticar a gravidade do tumor. Em alguns casos, é necessário que o paciente passe por sessões de quimioterapia e radioterapia após a retirada dos tumores para que a doença não se desenvolva novamente.

 

Indicações

Para evitar lesões da ATM ou até mesmo o desenvolvimento de tumores, é indicado que o paciente consulte o dentista desde o início da vida. Na infância, problemas relacionados à má formação óssea e muscular do maxilar podem ser prevenidos com a conscientização do paciente junto ao dentista. Além disso, manter a boca higienizada previne contra outros problemas que vão além de casos cirúrgicos, como cáries, gengivite e etc.

 

Evitar o tabaco e o excesso de álcool também previne contra o desenvolvimento de câncer na boca. Ademais, o consumo de café também previne contra o câncer bucal, já que a bebida contém diversos antioxidantes e compostos biologicamente ativos que ajudam a prevenir contra a progressão cancerígena.

WhatsApp chat