Odontopediatria

O que é a Odontopediatria?

Odontopediatria é o segmento da Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Seu tratamento vai desde o nascimento dos primeiros dentes até a adolescência e é uma das especialidades da Clínica Fazzio.

 

Como função principal, a Odontopediatria tem por acompanhar o desenvolvimento de toda a cavidade bucal, assim como a transição completa da dentição de leite para a dentição permanente, para que no fim do seu crescimento se estabeleça uma dentição íntegra e saudável.

A importância do acompanhamento precoce

Frequentar o dentista quando os filhos ainda são pequenos, previne contra diversos problemas que podem vir a se desenvolver ainda na infância que poderá afetar na vida adulta.

 

Dentes que crescem fora do lugar, ou diastemas, o espaçamento entre os dentes que exigem a utilização de aparelhos, são problemas recorrentes entre as crianças.

 

OdontopediatriaAlém da prevenção contra problemas recorrentes que se desenvolvem desde a infância, o acompanhamento do odontopediatra na Clínica Fazzio tem um auxílio pedagógico com a criança, dessa forma, as idas ao dentista desde cedo tornam-se mais fáceis de serem aceitas e, assim, evitando o medo da criança pelo dentista.

 

Outro fator influenciador no tratamento desde precoce é ensinar a importância da saúde bucal, dando à criança uma consciência e servindo como aprendizado para manter a limpeza dos dentes em dia para prevenir contra cáries.

 

Para os pais, levar os filhos logo quando os dentes de leite estão nascendo também traz benefícios, já que eles participam de toda evolução da criança e podem auxiliar na instrução durante a limpeza das crianças. Contudo, uma dúvida que sempre ronda os pais, é quando iniciar as idas ao odontopediatra.

 

Levar as crianças a um dentista pode se iniciar desde os primeiros meses de vida. A partir dos três meses do bebê, mesmo que ele não tenha a consciência para escovar os dentes, o dentista ajuda a realizar a limpeza da gengiva e instrui os pais quanto a isso, para que não gere problemas futuros quando os dentes de leite estiverem nascendo.

 

O acompanhamento com o odontopediatra vai até o início da adolescência, por volta dos 12 anos. O profissional fará o auxílio na prevenção e ajudará com o cuidado dos pais com a saúde bucal das crianças.

Acompanhamento odontológico logo cedo é muito importante para a saúde bucal do seu filho. Agende sua consulta.

Problemas bucais recorrentes na Odontopediatria

Crianças frequentemente usam mamadeiras e chupetas, no entanto, abusar de tais utensílios pode trazer malefícios à saúde bucal dos pequenos. Se usado de forma incorreta, a borracha da mamadeira e da chupeta pode influenciar negativamente no crescimento muscular e ósseo da face das crianças.

 

OdontopediatriaConsultar o odontopediátra para explicar o tempo de uso e os melhores itens para se usar sem causar danos, é um dos casos em que o profissional da Odontopediatria auxilia os pais.

 

Mais um caso famoso entre crianças, adolescentes e até adultos, é o surgimento de cáries nos dentes. Outro malefício vindo também da mamadeira é a cárie que pode surgir pela má higienização da borracha ou pela falta da limpeza bucal da criança após a ingestão de leites e outros líquidos.

 

O Bruxismo também pode afetar as crianças. Ranger os dentes muitas vezes é um sinal de má formação óssea e cabe ao odontopediatra introduzir o tratamento correto para a utilização de um aparelho móvel que irá corrigir problemas mandibulares gerados pelo Bruxismo.