O que é a Periodontia?

A Periodontia é a especialidade da odontologia que cuida da gengiva e o osso em torno dos dentes. Uma gengiva saudável previne a gengivite e a periodontite, dessa forma, é importante tomar cuidado com a gengiva para não ocorrer problemas mais graves.

Gengivite

periodontiaGengivite é a inflamação da gengiva que fica em torno dos dentes. Os sinais clínicos e sintomas dessa condição são: vermelhidão, inchaço, sangramento, sensibilidade, mau hálito, gosto ruim.

A gengivite é causada por acúmulo de placa bacteriana na superfície dentária devido a má higienização e o não uso do fio dental. Quando não tratada, a gengivite pode levar a uma periodontite. O tratamento da gengivite consiste na limpeza dentária, onde o periodontista remove o tártaro e a placa bacteriana.

Periodontite

Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para uma condição chamada periodontite. Nesse caso, a infecção também afeta o tecido ósseo e as fibras que o ligam os dentes.

PeriodontiaIsso acontece devido a proliferação das bactérias que não foram devidamente removidas durante a escovação. Essas bactérias formam bolsas gengivais, que favorecem a perda dos tecidos adjacentes, causando retração gengival e óssea. Se a condição não for tratada, pode levar a perda precoce dos dentes.

Em casos de periodontite, é importante o acompanhamento semestral ou trimestral que será estipulado pelo periodontista, para que a condição seja controlada e não retorne de forma aguda.

Outro caso mais grave causado pela Periodontite ocorre quando os sintomas não são tratados, fazendo com que as bactérias se acumulem na gengiva e caiam na corrente sanguínea e causando endocardite, infeccionando as paredes cardíacas podendo se espalhar pelo organismo e afetando outros órgãos.

Enquanto o paciente estiver em tratamento, antibióticos podem ser receitados pelo periodontista, já que o medicamento evita o desenvolvimento de novas bactérias.

Está com periodontite? Agende seu horário conosco.

Periodontite em pacientes do grupo de risco

Pacientes portadores de diabetes e hipertensão formam um grupo considerado de risco potencial e as doenças bucais podem provocar alterações sistêmicas.

PeriodontiaPacientes fumantes também devem seguir a risca o acompanhamento periódico periodontal, a alta temperatura e a nicotina mascaram os sinais clínicos da periodontite e gengivite.

Plásticas Gengivais

São cirurgias simples realizadas para melhorar a simetria e harmonia do contorno gengival. Podem ser indicadas em casos de sorriso gengival e desnível do contorno gengival dos dentes.

Recobrimento Genvival

Esse procedimento é responsável por recobrir as raízes expostas causadas pelo retrocesso gengival.

Prevenção contra Periodontite

Para o controle e prevenção contra da periodontite, é necessário seguir as orientações do periodontista quanto a periodicidade das consultas. Além da periodicidade, manter uma boa higiene bucal também evita problemas relacionados.