Ortopedia Funcional dos Maxilares

O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares?

Ortopedia Funcional dos MaxilaresÉ a especialidade que tem como objetivo prevenir, oferecendo condições bucais adequadas para alcançar a sua normalidade funcional e tratar as maloclusões e suas consequências através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais, visando o equilíbrio bucal, a prevenção, o tratamento de distúrbios crâniomandibulares e a remoção de hábitos prejudiciais a saúde, através de estímulos que provocarão estas respostas, baseados no conceito da funcionalidade dos órgãos.

Pode-se também fazer o uso da supervisão da evolução do desenvolvimento do sistema bucal, sendo feita a intervenção quando necessária, e fazendo-se o uso de recursos terapêuticos funcionais.

 

Apresenta como princípio fundamental a utilização de aparelhos removíveis que produzem estímulos neurais que, por sua vez, respondem remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Portanto, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema bucal.

 

Existem diversos tipos de aparelhos ortopédicos que podem ser utilizados, porém, são indicados após avaliação minuciosa de cada caso. Esses aparelhos auxiliam no desenvolvimento e podem guiar ou reter o crescimento.

O tratamento com ortopedia funcional dos maxilares previne problemas e dores futuros nos maxilares. Agende sua consulta conosco.

Benefícios da Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Ortopedia Funcional também atua com o objetivo de prevenir problemas futuros de dores no maxilar e no crescimento exagerado da mandíbula, ajustando o posicionamento dos dentes para que preencham todo o espaço na arcada dentária.

 

Auxilia na melhora da postura mandibular, ou seja, influencia em uma mastigação correta, levando a criança a mastigar mais vezes o alimento.