Você sabe o que é Bruxismo?

Bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes. Existem dois tipos de bruxismo: bruxismo do sono e bruxismo de vigília.

1. BRUXISMO DO SONO

O bruxismo do sono ocorre mais frequentemente em crianças e é caracterizado por movimentos involuntários que ocorrem durante a noite e são associados a fatores hereditários e exacerbados por fatores externos como:

• Apnéia Obstrutiva do Sono: quando a pessoa fica por alguns segundos sem respirar. Pode estar associado a uma rinite, sinusite ou adenóides;

• Refluxo Gastro-esofágico: muitas vezes conseguimos detectar superfícies dentárias com erosão, mesmo se a pessoa não tem costume de ingerir alimentos ácidos. Nesses casos, o tratamento deve ser multidisciplinar, envolvendo o cirurgião dentista e o médico gastrologista;

• Stress;

• Nicotina: adultos que fumam, ou crianças que respiram a fumaça muitas vezes apresentam bruxismo;

• Antidepressivos;

• Medicamentos para déficit de atenção;

• Drogas ilícitas;

• Doenças neurológicas: parkinson, síndrome de down, paralisia cerebral;

2. BRUXISMO DE VIGÍLIA

O bruxismo de vigília acomete mais adultos e apresenta características diferentes. Ocorre durante o dia, onde a pessoa aperta os dentes diversas vezes por um longo período de tempo.

A consequências desse apertamento são dores musculares na face, dores de cabeça e na região das têmporas e também dor na articulação temporomandibular ,no entanto, poucas pessoas sabem relacionar esses sintomas ao apertamento, uma vez que esse acontece de maneira silenciosa, em outras palavras, de maneira involuntária.

Então qual é o papel do cirurgião dentista no tratamento do bruxismo?

dtm e bruxismo

A responsabilidade como cirurgião dentista frente ao bruxismo é enorme, porque ele é um sintoma protetivo, ou seja, o bruxismo acontece para sinalizar que algo não está bem. É sempre prudente da parte do profissional realizar um correto diagnóstico sobre qual tipo de bruxismo e encaminhar os pacientes para uma avaliação com o médico pediatra, otorrinolaringologista, psiquiatra e psicólogo para que o tratamento seja realizado de forma multidisciplinar.

O melhor tratamento é sempre a conscientização da causa e efeito junto ao acompanhamento de profissionais capacitados.

É muito importante lembrar que o bruxismo é uma condição crônica e age de maneira protetiva, ou seja, funciona como um alerta para ficarmos de olho nas patologias já mencionadas anteriormente, principalmente nas crianças, e deve ser detectado logo no início para a redução dos sintomas dolorosos e preservação dos dentes contra as forças excessivas causadas por ele.