Prevenção Odontológica

O que é a Prevenção Odontológica?

A prevenção odontológica é de extrema importância para prevenir que novos problemas surjam e também é capaz de aumentar a vida útil dos tratamentos já realizados, pois através dos cuidados necessários, estes demorarão mais para serem substituídos ou terem a necessidade de serem refeitos.

Prevenção OdontológicaEntre os procedimentos preventivos mais comuns na Clínica Fazzio, estão a limpeza (remoção de placa bacteriana e tártaro), aplicação tópica de Flúor, polimento das restaurações já existentes e diagnóstico precoce lesões de cárie iniciais.

No mundo, de acordo com um estudo feito pela revista médica Journal of Dental Research, cerca de um terço da população mundial sofre com problemas dentários. O número chega a 2,4 bilhões de pessoas sendo 621 milhões de crianças que desenvolvem cáries, disfunção óssea do músculo facial dentre outros problemas que já podem surgir com os dentes de leite.

Tais problemas poderiam ser evitados com visitas periódicas ao dentista, que auxiliará em uma limpeza correta, além de incentivar a escovação dental, um hábito.

Dentre os problemas mais comuns que afetam as pessoas pela falta de prevenção estão:

• Apinhamento: O problema acontece quando existem dentes demais na boca do paciente. As situações mais recorrentes acontecem quando a arcada dentária é muito pequena para comportar os dentes fazendo com que um ‘empurre’ o outro, deixando-os desalinhados.
  • Mordida cruzada: Acontece quando a parte superior da arcada dentária não fica à frente a parte de baixo da dentição durante a mordida.
  • Mordida cruzada anterior: A arcada dentária inferior (parte de baixo dos dentes) fica mais à frente do que a parte superior ou quando a parte superior dos dentes fica muito recuada
  • Diastema: São espaços de um dente para o outro. Em algumas situações, os dentes estão ausentes e não preenchem toda a boca.
  • Gengivite: Inchaço e sangramento da gengiva quando existe o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na própria gengiva.
  • Cáries: O problema mais recorrente entre pessoas de qualquer idade. A cárie é uma deterioração do dente por conta de maus cuidados e, também, por causa do estilo de vida alimentar da pessoa.
  • Tártaro: Uma placa bacteriana espessa que se forma na frente dos dentes e causar cáries. Sua principal causa está atrelada a falta do uso de fio dental e má escovação.
A prevenção odontológica é de extrema importância para a sua saúde bucal. Entre em contato conosco e continue com o sorriso lindo.

Prevenção de Problemas Dentários

Frequentar regularmente o dentista é algo que poucas pessoas costumam fazer, muitas vezes pela correria do dia-a-dia. Contudo, é indicado manter uma periodicidade quanto ao médico para tratar da prevenção contra os problemas citados acima.

Prevenção OdontológicaO profissional saberá avaliar melhor toda a situação da saúde bucal e implantar o tratamento adequado caso haja um problema. Em caso da higiene bucal estar em dia, uma limpeza ou procedimentos higiênicos serão feitos no paciente.

Um dos procedimentos adotados é a aplicação tópica de flúor (ATF). Aplicando o flúor nos dentes, auxilia na prevenção contra cáries e fortalece os dentes, pode ser feito em crianças com o tradicional bochecho, aplicação nos dentes que é feito pelo dentista ou até mesmo usando moldes com flúor que se ajustam nos dentes e prevenindo contra problemas.

Outras formas de evitar problemas bucais de forma simples e caseira é escovando os dentes três vezes ao dia e utilizando fio dental ao menos duas vezes. Evitar o consumo de tabaco e manter a qualidade na alimentação também são formas de prevenir problemas bucais além de manter a saúde do corpo em dia.