O que é a Periodontia?

A Periodontia é a especialidade da odontologia que cuida dos tecidos de suporte dos dentes, mais especificamente a gengiva e o osso em torno dos dentes.

É a “base” da odontologia. Uma gengiva saudável previne a gengivite e a periodontite, que são doenças bucais que podem levar a precoce de estruturas dentárias. Dessa forma, os cuidados com a gengiva são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si.

Gengivite

periodontiaGengivite é a inflamação da gengiva que fica em torno dos dentes. Os sinais clínicos e sintomas dessa condição são: vermelhidão, inchaço, sangramento, sensibilidade, mau hálito, gosto ruim.

A gengivite é causada por acúmulo de placa bacteriana na superfície dentária devido a má higienização e o não uso do fio dental.

A da gengivite pode levar a uma periodontite.

O tratamento da gengivite é consiste em uma limpeza, onde o periodontista remove o tártaro e a placa bacteriana, e em uma orientação quanto a correta escovação e uso do fio dental.

Periodontite

Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para uma condição chamada periodontite. Nesse caso, a infecção afeta também o tecido ósseo e as fibras que o ligam os dentes.

PeriodontiaIsso acontece devido a proliferação das bactérias que não foram devidamente removidas durante a escovação. Essas por sua vez formam bolsas gengivais, que favorecem a perda dos tecidos adjacentes, causando retração gengival e óssea.

Se a condição não for tratada, pode levar a perda precoce dos dentes.

Em casos de periodontite, mais importante que o tratamento imediato, é o acompanhamento semestral ou trimestral estipulado pelo periodontista, para que a condição seja controlada e não retorne de forma aguda.

Outro caso mais grave causado pela Periodontite ocorre quando os sintomas não são tratados, fazendo com que as bactérias acumuladas na gengiva caiam na corrente sanguínea e causando endocardite, infeccionando as paredes cardíacas podendo se espalhar pelo organismo e afetando outros órgãos.

Enquanto o paciente estiver em tratamento, antibióticos podem ser receitados pelo periodontista, já que o medicamento evita o desenvolvimento de novas bactérias. No entanto, não basta somente o medicamento, um acompanhamento devido é necessário para sanar os problemas bucais.

Está com periodontite? Agende seu horário conosco.

Periodontite e Pacientes Especiais

Pacientes portadores de diabetes e hipertensão formam um grupo considerado de risco potencial e as doenças bucais podem provocar alterações sistêmicas.

PeriodontiaPacientes fumantes também devem seguir a risca o acompanhamento periódico periodontal, uma vez que a alta temperatura e a nicotina mascaram os sinais clínicos da periodontite e gengivite.

Além dos tratamentos dedicados à saúde gengival, a periodontia também cuida da parte estética.

Plásticas Gengivais

São cirurgias simples realizadas para melhorar a simetria e harmonia do contorno gengival. Podem ser indicadas em casos de sorriso gengival e desnível do contorno gengival dos dentes.

Recobrimento Genvival

Esse procedimento foca em recobrir as raízes expostas causadas pelo retrocesso gengival.

Prevenção Contra Periodontite

Para controle e prevenção contra da periodontite, é necessário seguir as orientações do periodontista quanto a periodicidade das consultas. Além da periodicidade, manter uma boa higiene bucal também evita problemas relacionados.