O que é a Periodontia

Cuidar da saúde traz diversos benefícios para o corpo, longevidade e qualidade de vida. Além de trazer pontos positivos para o estilo de vida, cuidar da saúde também ajuda a evitar problemas dentários, já que uma alimentação controlada, sem exageros, não propiciam no desenvolvimento de bactérias, cáries ou problemas com as raízes e gengiva.

A Periodontia atua justamente com a finalidade de prevenir problemas gengivais. Mas o que é a gengiva? A gengiva é a estrutura que segura os dentes aos ossos do maxilar e muscular, permitindo que o paciente possa falar, comer e mastigar, levando uma vida normal.

Periodontite

PeriodontiaPeriodontite é uma doença que envolve a infecção dos ossos e ligamentos que sustentam a arcada dentária, em outras palavras, a gengiva. Dentre os sintomas que podem resultar na infecção dos ligamentos dentais e casos, a gengivite é o mais comum, causando sangramentos e inchaços na gengiva.

Em caso de a gengivite não for tratada, sintomas adversos podem surgir como a exposição das raízes, o que consequentemente afetará os dentes internamente podendo apodrecê-los.

Na Clínica Fazzio, os profissionais que são especializados na Periodontia tratam problemas como gerados pela Periodontite como:

Está com periodontite? Agende seu horário conosco.
  • Controle de tártaro: O tártaro é uma placa bacteriana que se forma entre os dentes e gengiva, resultando em inflamações e inchaço se não tratado. A limpeza feita por um dentista especializado ou até mesmo a escovação diária podem prevenir de tal problema.
  • Terapias eficazes para mau-hálito: A falta de limpeza é gera o mau-hálito e é um dos sintomas da periodontite. O acúmulo de bactérias na língua ou a necrose de algum nervo causam o mau-hálito que pode ser evitado com a indicação do periodontista e usando acessórios para uma melhor limpeza.
  • Recobrimento de raízes expostas: Tal fator acontece por conta do retrocesso gengival, deixando as raízes expostas a bactérias. O processo estético de restauração previne contra o enfraquecimento da estrutura que sustenta os dentes.
  • Plásticas gengivais (melhora a simetria e harmonia do contorno gengival): O processo se dá para recobrir raízes expostas. Em casos de a gengiva ter um tamanho que causa assimetria no sorriso a plástica também se faz necessária. A cirurgia, no entanto, só pode ser realizada após o tratamento contra Periodontites.

Outro caso mais grave causado pela Periodontite ocorre quando os sintomas não são tratados, fazendo com que as bactérias acumuladas na gengiva caia na corrente sanguínea e causando endocardite, infeccionando as paredes cardíacas podendo se espalhar pelo organismo e afetando outros órgãos.

Enquanto o paciente estiver em tratamento, antibióticos podem ser receitados pelo periodontista, já que o medicamento evita o desenvolvimento de novas bactérias. No entanto, não basta somente o medicamento, um acompanhamento devido é necessário para sanar os problemas bucais.

Pessoas Afetadas pela Periodontite

PeriodontiaA doença pode afetar diversos grupos de pessoas como diabéticos, fumantes, adolescentes, gestantes, portadores do vírus HIV e até mesmo pessoas com casos hereditários na família. Embora a saúde bucal esteja em dia, a hereditariedade pode influenciar no desenvolvimento das doenças. Ademais, pacientes com a imunidade baixa também são candidatos a desenvolverem sintomas e problemas bucais não só relacionados à gengiva.

Prevenção contra Periodontite

Prevenir contra doenças relacionadas à Periodontite consultar o dentista de três em três meses é indicado. Além da periodicidade, manter a higiene bucal também evita problemas relacionados. E por fim, evitar o fumo, já que o tabaco interfere no sistema imunológico da gengiva, deixando-a exposta às bactérias.