Ortopedia Funcional dos Maxilares

Já Ouviu Falar em Ortopedia Funcional dos Maxilares?

Ortopedia Funcional dos MaxilaresÉ a especialidade que tem como objetivo prevenir, oferecer condições ao sistema estomatognático para alcançar a sua normalidade morfofuncional, e tratar as maloclusões e suas consequências físico-funcionais através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático e/ou a profilaxia e/ou o tratamento de distúrbios crâniomandibulares e/ou remoção de hábitos deletérios, através de estímulos de diversas origens que provoquem estas respostas, baseados no conceito da funcionalidade dos órgãos. Podendo também fazer uso da supervisão da evolução de desenvolvimento do sistema estomatognático, intervindo quando possível e necessário, fazendo uso de recursos terapêuticos funcionais, inclusive a orientação mastigatória.

 

Apresenta como princípio fundamental a utilização de aparelhos removíveis que produzem estímulos neurais que, por sua vez, respondem remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Portanto, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema estomatognático.

 

A especialidade da odontológica é indicada para crianças que ainda estão em fase de crescimento. Existem diversos tipos de aparelhos ortopédicos que podem ser utilizados, porem só são indicados após avaliação minuciosa de cada caso. Esses auxiliam no desenvolvimento e podem guiar ou reter o crescimento.

O tratamento com ortopedia funcional dos maxilares previne problemas e dores futuros nos maxilares. Agende sua consulta conosco.

Benefícios da Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Ortopedia Funcional também atua com o objetivo de prevenir problemas futuros de dores no maxilar e no crescimento exagerado da mandíbula, ajustando no posicionamento dos dentes, para que preencham todo o espaço na arcada dentária.

 

Melhora na postura mandibular, ou seja, influencia em uma melhor mastigação correta, levando a criança a mastigar mais vezes o alimento.