Ortopedia Funcional dos Maxilares

Já Ouviu Falar em Ortopedia Funcional dos Maxilares?

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da odontologia responsável por corrigir imperfeições dentárias e harmonizar o perfil facial. Os aparelhos ortopédicos proporcionam remodelamento das estruturas ósseas, articulares, musculares e funcionais, trazendo maior equilíbrio e estabilidade para a dentição.

 

Ortopedia Funcional dos MaxilaresA especialidade da odontológica é voltada para crianças de 2 a 3 anos, no entanto, se casos sejam diagnosticado em adolescentes ou até mesmo adultos, a ortopedia funcional também se faz presente para tais casos.

 

O tratamento é indicado muitas vezes em casos como dores na hora da mastigação, estalos no maxilar, dificuldade para triturar alimentos e até mesmo comer de boca aberta, são situações que necessitam de um acompanhamento da Ortopedia Funcional dos Maxilares.

 

Por conta dos casos que são recorrentes principalmente durante a infância, o tratamento sem o uso da força, para não causar dor à boca é adotado, já que o tratamento pode ser iniciado a partir do nascimento dos dentes de leite auxiliando no crescimento natural da boca e toda a sua simetria.

 

Benefícios do tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares

Iniciar o tratamento desde cedo vai ajudar na saúde do paciente pelo resto da vida, já que com a Ortopedia Funcional, a criança aprenderá a comer melhor, triturando o alimento e aproveitando todos seus recursos graças a uma mastigação melhor, facilitando na digestão.

 

A Ortopedia Funcional também atua com o objetivo de prevenir problemas futuros de dores no maxilar e no crescimento exagerado da mandíbula, ajustando no posicionamento dos dentes, para que preencham todo o espaço na arcada dentária.

O tratamento com ortopedia funcional dos maxilares previne problemas e dores futuros nos maxilares. Agende sua consulta conosco.

Como Funciona o Tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares

Embora não utilize força estranha que incomode o paciente, a Ortopedia Funcional usa aparelhos móveis, para ajudar na correção e prevenção de problemas ósseos, musculares, dentários e articulares.

 

Ortopedia Funcional dos MaxilaresA prevenção e o resultado do tratamento são indicados para todos os públicos. Contudo, em crianças com até três anos de idade é onde o tratamento tem mais eficácia, visto que os ossos são mais flexíveis nos primeiros anos de vida.

 

Outros benefícios e prevenções que também valem o destaque, já que o tratamento é indicado desde o início da infância, são a prevenção contra erupção dentária, evitando que os dentes de leite cresçam fora do lugar.

 

Melhora na postura mandibular, ou seja, influencia em uma melhor mastigação correta, levando a criança a mastigar mais vezes o alimento.

 

Previne contra distúrbios craniomandibulares, que afetam os músculos da face, acarretando em dores de cabeça, no músculo da mandíbula durante a mastigação podendo até se espalhar para outras partes do crânio.

 

Evitando o problema

Ortopedia Funcional dos MaxilaresVisando evitar o problema em crianças, muitas vezes tirar hábitos como a chupeta, ou a correção durante a alimentação com a boca aberta são atitudes que evitam em problemas de Ortopedia Funcional.

 

Muitas vezes, os pequenos também costumam a respirar pela boca, o que causa uma má oclusão e afetando até mesmo a formação óssea e muscular.

 

Diferença entre Ortodontia e Ortopedia Funcional

A Ortodontia é voltada para casos mais complexos, em que o uso da força é necessário, como a utilização de aparelhos fixos, que apertam mais os dentes.

 

Já a Ortopedia Funcional, busca a correção de hábitos com exercícios que possam ser feitos como uma prevenção e até mesmo com a utilização de um aparelho móvel. No entanto, ambas as especialidades visam à saúde bucal do paciente.

WhatsApp chat