Odontologia para Gestantes

Você Já Ouviu Falar em Odontologia Para Gestantes?

Nos da clínica fazzio, acreditamos que a saúde geral do bebe tem inicio durante a sua gestação. Durante a gravidez, a atenção da saúde bucal da futura mãe deve ser redobrada, e tratada junto com a sua saúde geral.

 

Estudos associam problemas gengivais a partos prematuros, por isso realizamos o que chamamos de pré-natal odontológico, onde há um acompanhamento da saúde bucal da mãe durante a sua gestação.

 

Durante a gestação alguns cuidados devem ser tomados em casos de intervenções odontológicas. Tipos de anestésicos, tomadas de rx devem ter indicações corretas dependendo do mês de gestação.

 

Após o nascimento do bebê, as consultas regulares à odontopediatra são importantes. A odontopediatra orientara a mãe quanto aos cuidados com a amamentação, escovação e crescimento e desenvolvimento das estruturas da face.

Problemas Bucais Durante a Gravidez

Durante as 40 semanas de gestação, a mulher pode ficar com a gengiva mais sensível, acarretando em problemas para o bebê como o nascimento prematuro e, consequentemente, em um bebê abaixo do peso.

 

odontologia para gestantesTais problemas são ocorrem por conta da mãe ficar com a boca seca fazendo com que toxinas sejam produzidas e afetando a gengiva, inchando e podendo sangrar durante a escovação.

 

Para evitar a doença, é indicado que se higienize os dentes com escova e fio dental até três vezes ao dia e também, ingerir líquidos para que a boca não fique seca, além de visitar o dentista para uma limpeza profissional, que remova o tártaro presente nos dentes e que deixe a boca mais higienizada.

 

Em caso de a doença tenha se desenvolvido, um dentista especializado deve ser consultado para orientar a gestante da melhor forma.

As gestantes também precisam ter muito cuidado com a parte odontológica durante a gestação! Agende seu horário conosco.

Consultando um Dentista Durante a Gestação

Com exceção dos três primeiros meses em que o feto ainda está em processo de formação no útero da mulher, existem particularidades e urgências, mas vale ressaltar que a gestante precisa informar o dentista que ela está grávida para que nenhum medicamento contraindicado possa afetar na gestação.

 

odontologia para gestantesA partir do quarto mês, é possível ir normalmente ao dentista.

 

Depois do quarto mês, fazer radiografia é permitido, já que os níveis de radioatividade são baixos e não afeta no desenvolvimento da criança.

 

Além disso, as mamães não precisam se preocupar com sequelas de anestesias dentais, que não afetam o bebê em caso de um procedimento odontológico.

 

Manter visitas periódicas ao dentista durante a gestação, mesmo que seja de rotina, também é necessário para evitar problemas que possam trazer contratempos durante a gravidez.

 

Na Clínica Fazzio, os profissionais especializados têm todo o aparado e suporte para atender às necessidades para prevenção e tratamento bucal com grávidas.

Cuidados Indicados

Durante a gravidez e também no dia-a-dia, os dentistas indicam escovar os dentes por três vezes ao dia, ao acordar, após o almoço e antes de dormir, com creme dental com flúor.

 

Utilizar fio dental duas vezes ao dia também auxilia na limpeza bucal e previne contra os problemas de Gengivite e cáries.

 

Após o nascimento do bebê, manter a saúde bucal do pequeno também é necessário para evitar problemas futuros à criança.

 

A partir dos três meses de vida, o bebê já pode frequentar o odontopediatra, que irá auxiliar no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular bucal da criança, além de conscientizar os pais e paciente sobre a importância da higiene oral, com o objetivo de que a prática de escovar os dentes se torne um hábito a ser seguido pelo resto da vida.