Implantes e Reabilitação Oral

O que Você Precisa Saber Sobre Implantes e Reabilitação Oral

Os implantes dentários são comuns nos dias atuais, tanto por um fator estético, quando pela necessidade de cada caso. Implantes são pinos de titânio que substituem a raiz do dente para que a após a inserção dos pinos seja enfim colocado o dente para auxiliar na estética e saúde bucal do paciente.

 

Substituir o dente por uma prótese muitas vezes ocorre em pessoas mais velhas, que acabam perdendo a dentição por enfraquecimento ósseo ou em pacientes que não cuidam da saúde bucal, o que gera o apodrecimento dos dentes.

Como Funciona o Processo de Implante Dentário?

Para se fazer necessária a cirurgia de implante dentário, de início o paciente deve se consultar com um dentista. Na Clínica Fazzio, os profissionais vão avaliar o caso e traçar um planejamento para que ocorra a cirurgia. Primeiramente, uma radiografia de toda a arcada dentária será feita para uma avaliação.

 

Implantes e Reabilitação OralCom o mapeamento de toda a dentição do paciente, a prótese será confeccionada para se encaixar de forma que não incomode ou gere um atrito com os outros dentes. Em seguida, o dentista colocará o pino de titânio nos dentes, para que após a adaptação do metal junto à camada óssea.

 

Após a implantação dos pinos, o paciente ficará com dentes provisórios até que as próteses sejam devidamente fabricadas. Na parte inferior da boca, o paciente deve aguardar cerca de dois a três meses para a inclusão dos dentes definitivos. Já na parte superior, o período é mais longo, de cinco a seis meses. O tratamento é longo, visto que a prótese de titânio precisa se juntar ao osso, fazendo com que ocorra o fenômeno chamado ósseointegração. Todavia, o paciente consegue levar uma vida normal a partir da inserção dos pinos juntamente dos dentes provisórios.

 

Com isso o dentista reabilitará pessoas que não possuem mais de um dente e, consequentemente, têm dificuldade para comer. Em alguns casos, mais de um dente é implantado para que o paciente possa levar uma vida normal e saudável, se alimentando normalmente. Quando é necessário que mais de um dente seja implantado, o nome dado é Prótese de Protocolo, muitas vezes adotado por pessoas que dispensam o uso de dentaduras. Além disso, para os diversos tipos de cirurgias com próteses existem a opções de dentes de resina ou de porcelana.

Que tal fazer seu implante conosco?

Diferenças Entre as Próteses Dentárias

Os dois tipos de próteses têm diferentes finalidades. As próteses de resina são para cirurgias que exigem uma maior rapidez no processo estético do paciente. Além disso, a prótese de resina precisa de uma maior manutenção, já que seu desgaste é maior do que a de porcelana.

 

Por outro lado, a prótese de porcelana é mais resistente, não mancha por conta da alimentação do paciente, além de evitar uma maior manutenção. No entanto, o valor das próteses de porcelana é mais alto do que a de resina, embora traga um conforto a mais para o paciente.

Cuidados com o Implante Dentário

Implantes e Reabilitação OralAssim como a saúde bucal original, o paciente deve limpar cuidadosamente as próteses, utilizar o fio dental e manter a periodicidade no dentista para avaliações e reparos. Evitar mastigar alimentos duros, já que o dente, por mais que seja feito de um material resistente, pode ser danificado.  Além do mais fumar, também é um cuidado que deve ser adotado por pessoas que possuem implantes dentários.

 

Contraindicações do Implante Dentário

Os implantes dentários não são indicados principalmente para crianças que ainda não trocaram os dentes de leite. A partir da troca, uma cirurgia para reabilitação oral já é indicada. Ademais o tratamento é contraindicado para pessoas com problemas cardíacos delicados.

WhatsApp chat