DTM e Dor Facial

Já Ouviu Falar em DTM?

O profissional especialista em DTM (disfunção temporomandibular) trata o distúrbio articular com terapia específica como acupuntura, massagens, técnicas de controle de hábitos parafuncionais, placas para controlar o desgaste dental e o bruxismo. O reconhecimento desses hábitos e o treino para removê-los, na grande maioria das vezes, é a chave para controlar os sintomas da DTM.

 

O que é DTM?

A Disfunção Temporomandibular, mais conhecida como DTM é o nome dado a alterações ocorridas nas articulações mandibulares e os músculos da mandíbula também, o paciente que possuir tais alterações de DTM pode vir a gerar dores faciais e de cabeça.

 

O local onde se encontra a articulação temporomandibular, está à frente das orelhas e liga o maxilar inferior ao crânio, por isso um dos principais sintomas da disfunção está relacionado com as dores e dificuldades para abrir a boca.

 

DTM - Disfunção Temporomandibular

Causas da DTM

Diversas causas podem estar atreladas a problemas de DTM. Vícios do dia-a-dia são muito frequentes como o bruxismo ou a pressão entre os dentes, o que pode acarretar em uma pressão muscular e consequentemente na disfunção.

 

Outras causas também podem vir do estresse, ou de aparelhos ortodônticos que são utilizados durante muito tempo, sem o acompanhamento de um profissional também são fatores de risco para o desenvolvimento da disfunção. Há casos específicos onde o paciente já nasce com uma disfunção mandibular por conta de má formação dentária durante a infância, no entanto, os casos mais recorrentes se dão por vícios diários do paciente.

Tem DTM? Agende seu horário conosco.

Sintomas da DTM

A dor de cabeça e facial é o principal sintoma da DTM, o que faz os pacientes encararem como um incômodo diário, quando não é. Os problemas gerados pela disfunção vão além das dores e causam dificuldades até mesmo para abrir a boca, prejudicando na alimentação da pessoa, visto que impossibilita o movimento de mastigação. Sintomas como dores no pescoço, nas orelhas e até mesmo nos ombros podem se fazer presentes em caso do paciente não buscar o tratamento adequado.

Tratamentos para DTM

Partindo do princípio de que o paciente irá se consultar com um especialista, o próximo passo é entrar com tratamentos terapêuticos que são indicados pelos médicos da Clínica Fazzio. Sessões de acupuntura podem auxiliar no relaxamento da área tensionada, assim como consultas fisioterápicas. Outra forma de tratar o problema articulatório é utilizando protetores bucais, que além de evitarem a tensão entre o músculo, previne contra o desgaste dos dentes.

 

DTM - Disfunção TemporomandibularDentre os tratamentos feitos pela Clínica Fazzio, o tratamento com a toxina botulínica pode melhorar casos de DTM. A injeção da toxina alivia as dores mandibulares que repercutem nos músculos mastigatórios ou até mesmo dos pacientes que sofrem Bruxismo, um distúrbio da movimentação maxilar involuntária, que causam hipertrofia dos músculos mastigatórios, atrição dentária e fraturas em dentes restaurados ou implantes dentários, estando presente em várias disfunções da odontologia.

 

Soluções caseiras também podem auxiliar no alívio da dor, como compressas com água fria e evitar alimentos difíceis de mastigar podem aliviar caso a dor seja recorrente apesar do tratamento.

 

Como Prevenir a DTM

Não existe a fórmula exata para sua prevenção. No entanto, manter uma alimentação saudável e controlar o estresse para que o bruxismo não faça parte dos hábitos diários, são formas de evitar o desenvolvimento da DTM.

WhatsApp chat