DTM e Bruxismo

Já Ouviu Falar em DTM?

A Disfunção Temporomandibular, mais conhecida como DTM é o nome dado a anomalias que atingem a ATM (articulação temporomandibular) e os músculos da mastigação.

 

DTM - Disfunção TemporomandibularATM é a articulação localizada a frente das orelhas, do lado direito e esquerdo, que liga a mandíbula ao resto do crânio. Ela possibilita todo o movimento mandibular durante a fala e a mastigação.

 

Sinais e Sintomas da DTM

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor, dificuldade ou limitação da abertura de boca, travamento da mandíbula, estalos ao abrir a boca, dor nos músculos orofaciais e dores de cabeça.

 

Causas da DTM

Não existe uma causa específica, mas sim fatores que podem desencadear e contribuir para que a disfunção se apresente. São eles estresse emocional, trauma, apertamento dos dentes, hábitos como roer unhas, mascar chicletes. Também esta ligada á uma predisposição genética para dores crônicas.

 

Tratamento da DTM

Deve ser realizada uma avaliação com o dentista especialista em DTM e dor orofacial, para que se possa definir a causa, e escolher o melhor tratamento tipo de tratamento para cada caso.

 

Porém, as formas mais comuns de tratamento são: uso de placas de bruxismo, acupuntura, fisioterapia. Em alguns casos pode ser até indicada a cirurgia para reposicionado do disco articular.

Tem DTM ou Bruxismo? Agende seu horário conosco.

Bruxismo

Hoje em dia é muito comum associar bruxismo a DTM, porém o bruxismo pode ou não estar associado a uma DTM.

 

dtm e bruxismoBruxismo é a denominação utilizada para o ato de ranger o apertar os dentes com frequência, e inconscientemente.

 

Existem dois tipos de bruxismo: bruxismo do sono (genético), e o bruxismo de vigília (comportamental).

 

O bruxismo do sono é caracterizado por movimentos em lateralidade, já o bruxismo em vigília é caracterizado por movimentos de protrusão (quando se “joga” a mandíbula para frente).

 

O bruxismo em vigília quando associado a hábitos deletérios,  pode comprometer a articulação temporomandibular, levando a uma DTM.

 

O tratamento para os tipos de bruxismo são diferentes, por isso a importância de uma consulta com o cirurgião dentista para realização um um bom diagnostico.

 

Causas do Bruxismo

Pode ser causado por fator genético, obstrução das vias aéreas, síndrome da apneia obstrutiva do sono, refluxo gastroesofagico, comportamento do sono (poucas horas de sono), alterações comportamentais, síndromes neurológicas e substâncias psicoativas.